sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Android Google: conheça o sistema operacional para smartphones

android brasilFazendo sucesso, ainda que tardio, os celulares com sistema Android conquistam o 3º lugar em vendas, ultrapassando a Apple. Ficou atrás apenas da líder Symbian e da RIM, fabricante do BlackBerry.

Para aqueles que não sabem, ou pouco ouviram falar, Android é um sistema operacional desenvolvido pelo Google que roda sobre o núcleo Linux e permite aos desenvolvedores escreverem softwares em Java, controlando o dispositivo via bibliotecas. O sistema também inclui o Android Market, uma espécie de loja que disponibiliza aplicativos para o sistema, alguns gratuitamente. Apesar do Google ser o criador do sistema, seu desenvolvimento foi transferido para a Open Handset AllianceOpen Handset Alliance em 2007.

Em seu livro “Smartphones, Guia Prático” o programador Carlos E. Morimoto afirma: “O Android é, sob diversos ângulos, uma antítese do iPhone. Enquanto a Apple optou por manter um controle estrito sob sua plataforma, impondo restrições aos desenvolvedores e controlando a distribuição dos aplicativos, o Google optou por seguir o caminho oposto, criando um sistema aberto e incentivando a criação de aplicativos para a plataforma”.

Por conta de o sistema Android usar a tecnologia Java, a Google está sendo processada pela Oracle, empresa que detêm a patente de tal tecnologia. A Oracle alega infração de patente e de direitos autorais pelo Google no desenvolvimento do sistema operacional Android.


Dispositivos móveis com sistema Android:

- Smartphone Huawei U8100
- Smartphone Huawei U8300
- Smartphone Huawei U8800
- Smartphone Motorola Android Quench (ou Cliq XT)
- Smartphone Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro
- Smartphone Sony Ericsson Xperia X10 Mini
- Tablet Archos 5 Internet Tablet
- Tablet Dell Mini 5
- Tablet Motorola XT701
- Tablet Huawei SmaKit S7
- Tablet Adam Notion Ink

Um comentário: