O grande desenvolvimento da tecnologia nos tempos atuais é responsável em transformar os objetos de desejo do momento em tecnologias obsoletas em um espaço cada vez mais curto de tempo, mas nem sempre foi assim. Veja alguns exemplos de celulares da “idade da pedra”:
O primeiro celular: Motorola DynaTAC 8000X
Este aparelho só foi comercializado a partir de 1983 e quase um quilo. A bateria dele durava apenas uma hora e armazenava até 30 números da memória.
Primeiro celular para carro: Nokia Mobira Senator (1982)
Um telefone para carros que pesava quase 10 quilos e nem parece um celular. Está mais para um radinho portátil.
Fama soviética: Nokia Mobira Cityman 900 (1987)
Foi o primeiro telefone móvel para a rede da NMT. Ficou famoso quando o líder soviético Mikhail Gorbachev foi fotografado usando o aparelho. O Cityman pesava 800 gramas e era extremamente caro. Fazendo a conversão para os dias atuais, o celular custaria US$ 6.635!
Primeiro celular GSM: Nokia 101 (1992)
Foi o primeiro celular com tecnologia GSM a ser comercializado. Tinha uma tela monocromática, antena externa e uma agenda que armazenava até 99 números.
Touch Screen: IBM Simon Personal Communicator (1993)
Este aparelho foi uma das primeiras tentativas de comercializar um smartphone viável. O Simon só foi vendido nos Estados Unidos e ficou conhecido por não apresentar botões físicos. Utilizava um visor sensível ao toque e uma caneta stylus opcional para navegar entre as funções.
Primeiro Smartphone: Nokia 9000 Communicator (1996)
Apesar 8MB de memória e um visor monocromático, este aparelho foi o primeiro smartphone comercializado. Aparentava ser um celular comum, mas ao ser aberto exibia uma segunda tela e um teclado QWERTY.
Nokia 5110 (1998)
O Nokia 5110 foi um dos primeiros celulares disponível em diversas cores e até estampas. Além da boa qualidade do aparelho e da vida útil da bateria, foi também um dos primeiros celulares a trazer o famoso jogo da Cobrinha (Snake Game).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário